10.11.16

NOTA MUSICAL: Dizputa!


Carol Naine é um nome recém lançado na música brasileira. Sem divulgação massiva ou ajuda da grande mídia, a carioca-paulistana despontou em todas as listas de melhores álbuns do ano em 2013, e hoje divulgou o primeiro single do seu segundo trabalho.

Se em 2013 a compositora e intérprete apareceu de maneira delicada, hoje ela apresenta seu trabalho com o oposto. Já que a grande arma comercial este ano é aproveitar a onda de emponderamento feminino [vide Mc Carol, Karol Conka e AVON], Naine pegou o barco. 

Seu novo álbum, Qualquer pessoa além de nós, vem abordar sobre questões políticas e fala sobre emponderamento. Em seu primeiro tom de divulgação, a cantora faz um trocadilho entre as palavras "Disputa" e frase "Diz, puta!". 

Nos trechos: "O indivíduo atinge a idade adulta - e adquire o uso da palavra puta - Diz que é uma puta festa, uma puta produção - que tá um puta sol, um puta calorão -que já comeu o acarajé de uma puta baiana - e o hamburguer de uma puta americana" e  "O indivíduo atinge a idade adulta - Ganha umas ideias dentro da cuca - Perde uns cabelos a cima da nuca - Mas não aprende que mulher não se disputa/diz putaé possível notar a crítica irônica às vertentes machistas e o uso da palavra "puta" em sentidos distintos.

Em produção, Carol trás um clima latino e notas de suingue de samba, onde não há erros, mas não surpreende, o que passa a sensação de mais do mesmo. O canto afinado trás uma nota de tranquilidade a quem escuta, o que agrega um grande valor a música.


De maneira geral, a obra pode ser classificada como boa ou muito boa, o que gera uma grande expectativa ao seu lançamento, previsto para maio/2017.

Lucas.


8 comentários: